2006-07-21

JOÃO CAPITOLINO - ENTREVISTA NA DESPEDIDA DO UNIÃO

João Capitolino, 20 anos, melhor marcador da equipe senior do União Futebol Entroncamento, está de saída do clube. Maiores desafios lhe surgiram e naturalmente a experiência que poderá adquirir e o prestigio de jogar na primeira montra do hóquei nacional, levaram o João a deixar o União. Foram feitas algumas perguntas em jeito de entrevista, as quais ficam aqui registadas no blog do UFE.




UFE:João, qual é o balanço que fazes desta época que terminou no UFE?
JC: No meu ponto de vista, a ultima época teve um balanço bastante positivo pois, acima de tudo alcançamos o objectivo principal que foi a subida á 2ª Divisão, apesar de com algum sofrimento desnecessário devido a alguns deslizes cometidos logo no início do campeonato. Mesmo assim, o grupo manteve-se unido e com um espírito muito trabalhador e profissional que permitiu a implantação de uma disciplina táctica, rigorosa, por parte da equipa técnica. Acreditámos que era possível, trabalhamos todos para isso e assim reunimos as condições para criar um grupo coeso, com uma boa filosofa de jogo e os frutos estão á vista.

UFE:Achas que a classificação da equipa foi justa?
JC:Sim, penso que o 2º lugar no campeonato é inteiramente justo. O início do campeonato não foi o mais desejado, as derrotas com o Santa Cita, BIR e Campo de Ourique quase consecutivas fez a equipa pensar que não podíamos falhar outra vez senão , os objectivos que nos foram propostos podiam tornar-se praticamente impossíveis. Assim, fomos encarando cada jogo como uma final e tivemos uma série de vitórias consecutivas que nos deram força e um pensamento ganhador. Não digo que o 1º lugar é o merecido pois, para alem das derrotas iniciais que já referi, devemos ter em conta que em relação ao BIR, a nossa equipa era mais jovem e com um pouco menos de experiência, o que acabou por influenciar em alguns aspectos.

UFE:Como classificas a dedicação da equipa?
JC:Acredito que todos, á sua maneira, deram tudo por tudo cada vez que representavam o Clube. Na equipa sentia-se que todos queriam demonstrar valor e cumprir o que era pedido pelo mister, trabalhávamos para melhorar colectivamente e individualmente cada aspecto que a equipa ou jogador precisava mais. Assim sabíamos que nos jogos os erros iam ser menos. Esta foi, sem dúvida, a época em que vi a melhor atitude por parte de todos os jogadores, treinadores, seccionastes e directores. Lembro-me que a uma dada altura da época todas as segundas era treino físico de sapatilhas e sabíamos que era sempre muito duro mas, apesar disso quando entrávamos para o treino ninguém fazia cara feia ou se rejeitava a fazer algo que o mister mandava. Foi este o espírito e dedicação essencial para a boa época que realizamos.

UFE:E o mister Rafael Oliveira?
JC:O mister Rafael foi, no meu ponto de vista, a pessoa que mais se dedicou e esforçou para levar a equipa ao êxito. Foi ele que nos motivou. A própria vontade de ganhar, de fazer mais e melhor que tem naturalmente foi algo que nos transmitiu e que acabamos por assimilar ficando assim a equipa com uma vontade comum. Penso que é a pessoa ideal para comandar o União a uma estabilidade necessária para quem sabe depois, pensar em alcançar outros patamares. Pessoalmente, tenho a agradecer ao mister pois aprendi muito com ele, soube ser, quando tinha que ser, o treinador rígido e quando precisava um amigo, indicou-me sempre o melhor caminho a seguir. É um excelente treinador e o UFE tem que tirar o máximo partido das suas capacidades pois só tem a ganhar com as qualidades que tem. Com ele e com o seu esforço e dedicação, o clube vai num caminho vencedor.

UFE:O que achas que podia ter corrido melhor nesta época?
JC:Não consigo apontar algo que pudesse correr melhor. Vejamos, no campeonato conseguimos cumprir o primeiro objectivo, a subida de divisão depois na taça de Portugal conseguimos chegar aos 8º de final, um feito nunca antes alcançado pelo Clube, onde perdemos com o Juventude Viana que curiosamente, perdeu com o FC Porto na final. Ou seja, em todas as competições que estivemos inseridos obtivemos excelentes prestações que dignificou o nome da equipa do União.

UFE:Satisfeito com a tua evolução desportiva?
JC:Possso dizer que estou satisfeito. Tenho tido o cuidado de dar passos seguros pois sei que ainda sou novo e posso evoluir mais. Sempre me esforcei e trabalhei muito e é assim que vou continuar porque nada se consegue sem dedicação e para eu evoluir ao ponto de ter ambições elevadas é esta a determinação e vontade que sei que tenho que ter.

UFE:Desde que vieste jogar para o União o que te marcou mais no clube?
JC:Destes 3 anos que passei no UFE o que marcou foi o facto de o clube, apesar de saber as suas limitações, demonstra ambição e vontade de evoluir na modalidade. Alem disso, quando fui para o União impressionou-me também a maneira como todos foram espectaculares, receberam-me muito bem e sempre senti apoio por parte de todos, colegas de equipa, treinadores, dirigentes e o próprio público. Tudo isso foi essencial para a minha adaptação e em consequência, para uma maior facilidade para evoluir e demonstrar o meu valor.

UFE:Conta-me três dos momentos que consideras mais especiais que viveste aqui no União...
JC:São muitos os momentos especiais que guardo na memória que passei no UFE. Mas vou referir os três que foram mais marcantes. O primeiro momento aconteceu na primeira época que representei o União, na altura estava a disputar o Nacional de Juniores e recebi a notícia de que integrava a convocatória para a equipa sénior que ia jogar a Alenquer, lembro-me que me sentia muito entusiasmado apesar de saber que poderia não jogar mas só de estar com a equipa sénior sentia-me com muita vontade de mostrar serviço. Nesse jogo ainda joguei 15 minutos na segunda parte e estávamos com uma desvantagem muito grande mas ainda consegui apontar um golo. Apesar da derrota fui para casa satisfeito com o meu desempenho e fiquei com muita vontade de ter outra oportunidade que veio a acontecer em mais jogos nessa época. Outra recordação que tenho bem viva foi nessa mesma época termos descido de divisão pelos seniores. Foi por muito pouco que não conseguimos a manutenção e fiquei triste pois era o meu pai que estava á frente da equipa e tinha muito para dar aos jogadores mas eles correspondiam nos treinos, e nos jogos. Foi dos poucos momentos infelizes que tive durante os anos que representei o UFE. Por último, a melhor recordação que tenho destes 3 anos. A festa quando garantimos este ano a subida á 2ª divisão. Todos estávamos muito felizes pois foi o trabalho e o esforço de todos os que estavam relacionados com o clube compensado. Um momento que não vou esquecer pois foi muito importante para mim e para o UFE.

UFE:Estás de saída para o Juv. Ouriense... quais os motivos que te levaram a aceitar esta nova etapa?
JC:O meu ingresso no Juventude Ouriense foi uma oportunidade de dar um passo muito significativo na minha evolução . Estar na 1ª Divisão, num plantel com jogadores que já viveram muito hóquei e que têm muitas qualidades que me permitem aprender com elas teve um peso muito grande na decisão. O próprio desafio em si é bastante aliciante para mim. Ainda posso aprender muito, com 20 anos entro no meu primeiro ano de sénior e acho que é altura de seguir para uma nova experiência.

UFE:Como ambicionas que seja a tua próxima época?
JC:Primeiro que tudo vou para o J. Ouriense para ajudar a equipa a atingir os objectivos, depois quero aprender a máximo com tudo de melhor os meus futuros colegas e treinador têm para me oferecer. Vou para trabalhar e esforçar-me para melhorar as minhas capacidades e assim dar o melhor de mim ao clube que vou representar.

UFE: Já estás com saudades do UFE?
JC:Tenho saudades de todos os amigos que vou deixar de ver tão frequentemente. Foram todos espectaculares. As deslocações nos jogos, o balneário espectacular que a equipa tinha, as piadas características de cada um, os bolos, os bolos da Dionísia, os treinos, são coisas que naturalmente vou sentir falta. Foram 3 anos magníficos onde cresci como pessoa e como atleta e todos com quem tive a sorte de conviver no União foram muito importantes neste crescimento. A todos muito obrigado. Vou seguir atentamente a prestação da equipa na 2ª Divisão a quem desejo a muita, muita sorte.

João... muito e muito obrigado pelos momentos brilhantes que nos proporcionaste através da tua personalidade e da tua forma de estar no desporto e na vida e, os votos de grande sucesso neste teu novo desafio!