2006-12-19

ENTREVISTA AO NUNO GAVANCHO - ATLETA NO HOQUEI JUVENIL DO UFE

Nuno Gavancho, com apenas 16 anos, e ainda juvenil é um dos atletas com mais anos de União. Campeão Distrital de infantis, iniciados e juvenis, além de ter sido o guarda-redes da Selecção Ribatejana que alcançou o brilhante 5º lugar no Inter-Regiões 2005 em Oeiras é dos atletas que mais sofre e vibra com os resultados do nosso clube.
Foi com ele que tivemos uma agradável conversa.


Qual o balanço que fazes desta fase de preparação, que foi o torneio de abertura?
Penso que não estivemos de todo ao nosso nível e que o 4º lugar é um lugar muito abaixo do nosso verdadeiro valor, mesmo assim na 2ª volta mostrámos que o trabalho feito nos treinos está a começar a dar resultados, visto que só perdemos contra o Tomar e contra o Gualdim Pais. Este torneio deu ainda para o treinador testar todos os elementos do plantel, dando a todos uma oportunidade de jogar na equipa principal


Como encaras o campeonato distrital?
Acho que tanto eu como todos os outros elementos da equipa encaramos o distrital com uma grande vontade de vencer, visto que queremos renovar o titulo de há duas épocas e sabemos do nosso valor. Esperamos um campeonato bastante equilibrado com principalmente 4 equipas candidatas á vitória, que são o União, o Santarém, o Gualdim Pais e a equipa nova neste campeonato, a Académica de Coimbra.

Qual é para ti o grande favorito à conquista do titulo, são mesmo estas 4 equipas?
Penso que a conquista do Distrital vai passar muito por estas equipas, e não tenho qualquer dúvida que a equipa que vai vencer o distrital será a equipa que for mais regular fora de casa, e espero que seja a nossa equipa

Como explicas um união quase imbativel em casa, e por vezes tão ingénuo fora?
É uma questão difícil de responder, porque é quase incompreensível como isto aconteceu, em casa fomos apenas derrotados pelo Gualdim e fora vencemos apenas em Almeirim. Acho que um dos grandes defeitos da nossa equipa é a questão de não saber lidar com as provocações vindas de fora do campo e a partir do momento em que a equipa se desnorteia não há qualquer volta a dar, acontecendo resultados menos positivos como os que aconteceram no torneio de abertura, principalmente em tomar.

Com quase 10 anos de união como vês o h. patins do nosso clube?
É verdade já lá vão 10 aninhos desde que comecei a praticar esta modalidade que hoje elejo o a minha modalidade favorita. Deste que entrei para o clube já assisti a vários episódios, várias gerações de hóquei e também a várias direcções. Quando entrei para o União quem treinava as camadas jovens era o Sr. João Maria e sempre me lembro de as equipas andarem nos nacionais e mesmo os pequeninos tinham medo de vir jogar ao união porque já sabiam que seriam goleados. Com a saída deste senhor penso que o União perdeu muito, o que se notou alguns anos mais tarde quando as equipas a quem nós dávamos 20, começaram a dar luta, e a ganhar. Actualmente penso que o união está no bom caminho, apesar de ainda haver muito trabalhos pela frente, para voltarmos a ser a melhor equipa do distrito, como éramos ha alguns anos atrás. Vamos voltar a ser grandes, acredito nisso!

Qual a tua principal referência da modalidade?
A minha referencia é sem duvida o guarda redes do réus que para mim é o melhor guarda redes do mundo de hóquei em patins

E no União, tens alguma referência?
Já tive, na altura em que o Tiago Velez jogava, era sem duvida uma grande referencia para mim. Gostava de o ver na baliza, para mim um dos melhores guarda redes que já passou pelo União.

Queres deixar alguma mensagem aos teus colegas de clube, dirigentes, sócios e simpatizantes?
Queria só relembrar que o nome da nossa equipa é mesmo União, o que muitas vezes não acontece, visto que há sempre muita gente do clube a tentar mandar-nos abaixo. Acreditem no nosso valor e não tenho qualquer dúvida que com o apoio de todos será muito mais fácil atingirmos o nosso objectivo que é sermos campeões distritais de juvenis.

Obrigado Nuno, um grande 2007 para ti e para a tua equipa!
Obrigado eu por me proporcionarem uma experiência nova, que é dar uma entrevista...