2007-12-19

BRUNO CARVALHO " O CAPITÃO" EM ENTREVISTA


Bruno Carvalho, capitão da nossa equipa Senior de Hóquei em Patins aceitou responder a algumas perguntas ao nosso Blog. O atleta com mais de 20 anos de clube, sente a camisola como poucos e diz o que lhe vai na alma...


Blog: Há quantos anos jogas Hóquei em Patins?
Jogo no União desde os meus 5 anos de Vida, ou seja, já lá vão mais de 20 anos de dedicação a este Grande Clube.

Blog: Sempre no União?
Sim, sempre no União e respondo a esta questão com muito orgulho e emoção, pois é um clube muito pequeno mas com uma grandeza a nível de valores muito grande. Falo em valores mas não materiais como é claro.

Blog: Nunca tiveste tentado a outros voôs, ou seja clubes de maior projecção?
Não posso dizer que não, era mentir a ti e todos os sócios e simpatizantes deste clube. Tive um convite há alguns anos para um clube da região que não interessa dizer qual, nessa altura o União militava na 3ªDivisão, mas após muita reflexão optei por ficar e hoje sinto-me bastante satisfeito pela opção tomada.

Blog: Tu que foste campeão distrital em todos os escalões do clube como vês o actual estado da nossa formação?
Esta pergunta é bastante complicada de responder, pois existem muitos factores que influenciaram a formação no clube. Quando comecei a praticar a modalidade, este clube vivia o auge da formação, tinha pessoas que se empenhavam a 100% e muitos atletas a quererem aprender a modalidade. Foi um ciclo muito bom no que diz respeito à formação de jogadores mas como tudo na Vida existem ciclos, uns melhores que os outros e depois do meu ano as coisas estagnaram bastante. Para isso influenciaram a saída de algumas pessoas do clube assim como os jovens deixaram de ter interesse pela modalidade para optar por outras ou por outros caminhos. Neste momento parece que estamos a entrar novamente num bom ciclo. É com alegria que entro naquele clube e vejo novamente muitos jovens pequenos a praticar a modalidade. È importante que as pessoas que estão à frente do clube, sobretudo o nosso presidente que é uma pessoa excepcional e que trouxe uma louvada de ar fresco a este clube, se lembre que o futuro da nossa equipa de Seniores são aqueles pequenos que treinam ao sábado de manhã e que é para eles que a equipa de Seniores existe.

Blog:Falas de factores e pessoas que saíram do clube, queres aprofundar a questão?
Sim, como não é novidade de ninguém, quando falamos de formação do União temos que falar de algumas pessoas em particular mas Nunca esquecendo todas as outras que apesar de não serem referenciadas deram ao longo de anos um contributo também importante a este clube. Refiro-me ao Sr. João Maria, uma pessoa que devido à sua disponibilidade, organizava tudo o que dizia respeito à temática “Hóquei do União” e que na altura era uma grande valia para este clube. Outra pessoa que não me posso esquecer e que quando leio algumas entrevista a falar da formação do União é com tristeza que não vejo enaltecer o Sr. Jaime Clemente. Aquele Grande Treinador/Formador, por onde nasceram e cresceram grandes jogadores, alguns que por razões várias já não praticam a modalidade como: Gonçalo Amaral (representou o Benfica), Nuno Cochicho (representou a Selecção Nacional) entre outros e alguns que ainda praticam a modalidade em vários clubes da região. Outra pessoa que também gostava de relembrar mas esse ainda a exercer a carreira de treinador para agrado meu e felicidade de quem pode trabalhar com ele é o Sr. Saboga. Para além de isto e de factores que enumero de seguida existe uma coisa que a mim penso ser a essência da questão, a falta de amor pelo desporto, pelo hóquei em patins e sobretudo pelo jogar com amor à camisola. Existe na sociedade actual uma grande falta de valores, de identidade dos jovens actuais e do sacrificar-se em prologo de algo…Quando ia para Lisboa ia sempre com vários colegas de equipa/clube, com o passar do tempo foram-se perdendo e actualmente o estudar fora significa abandonar o clube, salvo raras excepções, é triste…
Quanto aos factores falo do monetário, é um desporto dispendioso, não tem tanta projecção na sociedade actual como tinha há alguns anos (lembro-me de todos os sábados á tarde ver na TV2 um jogo de hóquei, agora se der um por mês é muito), a sociedade actual oferece muitas alternativas de ocupação dos tempos livres (playstation, computador, etc.). Todos estes factores referenciados anteriormente fizeram que o clube durante alguns anos tivesse poucos jovens a iniciar a pratica da modalidade e essa situação reflecte-se nos tempos que correm (escalões inexistentes ou com poucos jogadores e que impossibilitam a realização de um trabalho empenhado e motivador quer para atletas quer para o próprio treinador). Quando falo deste clube falo de todos os outros que também sentiram esta mudança. Lembrar que por exemplo o Paço de Arcos (clube de grande prestigio na formação) quando vinha jogar contra o União, o seu treinador tinha ao seu dispor mais ou menos 20 atletas para trazer 10 e agora isso também já não se verifica.


Blog:Todos sabemos que tiraste o teu curso de Enfermagem, ao mesmo tempo que jogavas Hóquei. Foi fácil conciliar? Como conseguias?
Estas questão respondo-a com muito orgulho e alguma emoção. Sim, estudava em Lisboa e vinha cá aos treinos ao Entroncamento 3 vezes por semana. Claro que não foi fácil, aliás nada actualmente na Vida é fácil. Temos que lutar muito, abdicar de muitas coisas e de algumas horas de sono por aquilo que queremos e acima de tudo pelas nossas paixões e o hóquei é uma delas, ainda Hoje. Como sabes o meu curso tem muita parte prática (estágios) e para poder comparecer ao treino tinha que pedir aos professores para não estagiar à tarde entre outras coisas, depois passava horas para ir de Belém (local da faculdade) à estação do Oriente apanhar o comboio sempre em hora de ponta, para não falar no tempo que estava no carro à espera de lugar (às vezes chegava à estação às 16 e via chegar e ir embora os comboios e eu dentro do carro à espera do lugar…(Sorrisos). Passei coisas nos 4 anos em que tive lá para poder vir aos treinos que nem te passa pela cabeça mas valeu a pena e Sábado a Sábado era recompensado nas vitórias da equipa e consequente êxito deste Grande Clube.
Blog: Qual o treinador que mais te marcou?
É injusto estar a nomear um treinador pois penso que todos à sua maneira me marcaram bastante. Mas uma vez que queres que te diga um, vou falar de uma pessoa que passou muito tempo comigo (viagens Lisboa/Entroncamento e treinos) e que me marcou bastante, pela sua maneira de ser, estar e ver o Hóquei, foi o Rui Santos. Se te lembras era um treinador de Lisboa, profissional de Hóquei mas com uma sensibilidade dentro da modalidade espantosa, aliás, se algum dia chegar a vestir a camisola de treinador, espero que sim, irei transmitir aos jogadores muitas coisas apreendidas com ELE.
Blog: Como esta a correr a época da equipa senior do união? Estavas à espera de algo diferente?
Ainda é muito cedo para falar da época, ainda não jogámos metade do campeonato, mas penso que está a correr bem. Temos uma equipa com muito valor, jogadores com grande querer e empenho, uma equipa Unida e que luta todos os Sábados para um único objectivo: “À Vitória”.
Blog: Como está a equipa em relação à época passada, já que houve entradas e saídas, inclusivé do treinador?
A equipa está bem, muito Unida! Perdemos bons jogadores mas os que entraram são de igual valor. Quanto ao treinador, como disse num comentário que fiz à meses atrás, é uma pessoa muito empenhada no seu trabalho, conhecedor desta casa e jogadores que a meu ver é sempre uma mais valia e por ser um regresso ao activo vem ainda mais motivado.
Blog: Ainda te vês por muitos anos a capitanear a equipa do União?
Esta é uma pergunta muito difícil de responder. Espero que sim, aliás sempre foi um Desejo meu ser capitão da principal equipa de um clube, e quando é o Clube do meu Coração ainda é Melhor! Sabes que devido à minha Vida pessoal e profissional não é fácil responder a esta pergunta. Antes, quando estudava abdicava de coisas para poder vir ao treino, agora tudo é diferente, tenho a minha filha e esposa e quando faço sacrifícios indirectamente prejudico-as. Há dias em que deixo a minha pequena a chorar agarrada a mim quando pego no saco para ir ao treino…Não é fácil mas o futuro responderá…
Blog: Como analisas o estado do hóquei a nível regional?
Não sou um "expert" para falar deste tema, tenho acompanhado pouco o Hóquei da região mas penso que está bem.
Alguma mensagem que queiras deixar aos jovens praticantes do nosso clube.
A mensagem que deixo para os Jovens é que aprendam a divertir-se na modalidade e que se apaixonem por este clube de maneira a Todos Juntos fazermos dele um Grande Clube. Não desistam, pelo contrário lutem e sintam-se honrados pelo Vestir a Camisola do UNIÃO.
Uma vez que estamos em época festiva queria desejar Um Feliz Natal e Um Prospero Ano Novo Cheio de coisas boas para atletas, familiares, sócios e simpatizantes deste Clube.
Um Abraço
Obrigado Bruno e tudo de bom para ti e para a tua família.